A Inteligência Artificial (IA) está a causar uma verdadeira revolução tecnológica. Com a introdução, há cerca de um ano, do ChatGPT, conseguimos, pela primeira vez, fazer com que os computadores compreendam a linguagem utilizada pelos humanos, na gíria informática, linguagem natural – em oposição às linguagens de programação. Anteriormente, para comunicar com uma máquina, era necessário fornecer um conjunto muito específico de instruções sobre o que o operador pretendia fazer.
Com os Large Language Models (dos quais o ChatGPT é o exemplo mais conhecido), tudo mudou. De repente, as máquinas deixaram de ser objetos estúpidos que apenas seguiam instruções precisas para se tornarem inteligentes o suficiente para compreender e responder à nossa linguagem natural e até mesmo demonstrar criatividade, como na poesia, e ter um sentido de humor mais refinado do que muitos humanos.
Esta tecnologia deu origem a um conjunto de ferramentas, como o Copilot da Microsoft, que trouxeram ganhos de produtividade aos programadores de mais de 50%. A era dos computadores inteligentes finalmente chegou, e não existe nenhum setor onde isso seja mais necessário do que na Saúde. Um setor tradicionalmente conservador e cheio de tarefas burocráticas que consomem um tempo precioso dos médicos, que deveria ser utilizado para tratar os pacientes. O tempo consumido nestas tarefas pode chegar muitas vezes a mais de 50%.
A MedgicalAI é uma startup portuguesa que aproveita estas ferramentas para ajudar os médicos a lidar com a burocracia. Um dos exemplos é a geração de notas de alta médica. A redação de notas de alta médica de alta qualidade é um documento importante, mas demorado, consumindo quase meia hora do tempo de um médico. Isso coloca uma pressão adicional sobre os médicos já sobrecarregados e pode contribuir para o esgotamento profissional (burnout). Além disso, a demora na redação das notas de alta pode resultar em atrasos nas altas dos pacientes ou em notas de alta insuficientes, o que afeta não apenas os profissionais de saúde, mas também a segurança dos pacientes durante a transição dos cuidados secundários para os cuidados primários.
A nossa solução é uma ferramenta promissora para este problema, pois permite navegar na complexa informação contida nos registos médicos e transformá-la num formato quase perfeito pronto para ser assinado pelo médico, com correções mínimas – veja o excerto de exemplo abaixo (nomes foram removidos ou são fictícios)

Este relatório teria levado, a um médico experiente, pelo menos 20 minutos para preencher. Ao fim de um mês são muitas horas de trabalho!
No entanto, é importante notar que a implementação desta tecnologia enfrenta desafios, como a necessidade de inserção manual de informações relevantes e preocupações com a aceitação da tecnologia por parte dos pacientes. No entanto, a adoção precoce e proativa dessa tecnologia pode reduzir o risco de esgotamento profissional dos médicos e melhorar significativamente os processos de documentação médica.
Concluindo a MedgicalAI, como uma startup inovadora, está comprometida em aliviar o fardo dos médicos e melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes – a redação de notas de alta médica é apenas um exemplo das muitas funcionalidades da nossa tecnologia. A medida que continuamos a explorar novos casos de uso e a aprimorar essas ferramentas, estamos ansiosos para um futuro onde a IA seja uma aliada poderosa na prestação de serviços de saúde mais eficientes e de alta qualidade.